Informação
A STARTUP
Matterpieces é um material de revestimento produzido a partir de resíduos de demolição, com o objetivo de reduzir a extração de matérias-primas naturais e diminuir a quantidade de resíduos enviados para aterro. Utiliza os inertes mais comuns encontrados em obra, como vidro, pedra, tijolos, telha e betão, e pode ser aplicado em pavimentos, paredes, mobiliário e bancadas de cozinha ou de wc. É uma solução que aposta na reutilização de resíduos através de um processo colaborativo, que inclui demolição, separação, tratamento e upcycling, transformando-os num novo material de revestimento e reintegrando-os no ciclo de vida dos edifícios.
QUEM VAI ESTAR NO INNOVATION CAFÉ?
Patrícia Gomes é arquiteta formada pela Universidade do Minho e co-fundou o coletivo Prosaico em 2012, focado em metodologias participativas, reutilização de materiais e revitalização do espaço público em comunidade. Entre 2013 e 2019, colaborou com o ateliê feld72, em Viena, Áustria, em projetos de co-habitação e de habitação social. Em 2020 fundou o studio8 no Porto, um laboratório entre arquitetura e design de materiais que explora o cruzamento entre o ofício manual e as ferramentas digitais, propondo novas soluções para o design de espaços e para a recuperação de resíduos. Dessa prática nasceu a Matterpieces, um projeto dedicado à criação de materiais circulares a partir de resíduos de demolição. Através da transformação da matéria existente, a Matterpieces procura gerar novas linguagens materiais e contribuir para uma visão mais cíclica da arquitetura e da construção. O seu trabalho parte de uma preocupação com a geologia material e a memória dos lugares, procurando preservá-los ao mesmo tempo que os transforma em soluções para o futuro.
Luís Lima é arquiteto formado pela Universidade do Minho. Cofundou em 2012 o coletivo Prosaico, focado na reutilização de materiais, metodologias participativas e intervenções no espaço público. Entre 2013 e 2019 viveu em Viena, onde trabalhou em vários ateliers, desenvolvendo projetos ligados à habitação, espaços de saúde e desenho urbano. De regresso ao Porto, fundou o estúdio studio8, onde desenvolveu uma prática transdisciplinar que cruza arquitetura, design e reaproveitamento de resíduos da construção, explorando a transformação de materiais e técnicas comuns em soluções de circularidade. Desta pesquisa nasceu a Matterpieces, projeto dedicado ao desenvolvimento de materiais circulares produzidos a partir de resíduos
MARCAR UMA CONVERSA
hello@matterpieces.com
+351 910 460 909
www.matterpieces.com

